Segundou, Terceirou e Quartou

 


Hoje venho falar para vocês sobre as principais divisões inferiores da Inglaterra: a Championship, a League One e a League Two, que são a segunda, terceira e quarta divisão, respectivamente.

Existem muito times tradicionais e conhecidos do público nessas divisões inferiores, que já estiveram na primeira divisão recentemente, ou obtiveram um melhor resultado no passado, ou hora ou outra surpreendem em alguma copa inglesa, ou ainda, que conhecemos pelos jogos de videogames, ou por suas histórias e curiosidades antigas, que nos fazem simpatizar com esses clubes. Posso citar alguns clubes mais conhecidos aqui de vocês, como: Nottingham Forest, Blackburn Rovers, Middlesbrough, Milwall, Watford, Swansea City, Bolton, Portsmouth, Sunderland, Hull City, Exeter City, Bradford City, Salford City, entre muitos outros times.

Primeiramente, falarei da quarta divisão inglesa e como estão os times nessa divisão. Para muitos que acompanham, já devem saber como funcionam, mas explicarei basicamente como é. Os três primeiros colocados sobem direto para a terceira divisão, e do 4° ao 7° colocado, ocorre um playoff de acesso, onde os times se enfrentam para ver quem é o último time a subir para a terceirona.

O 1° colocado da League Two é o Newport County, seguido pelo Cambridge United, time da cidade que é famosa por ter uma faculdade tradicionalíssima da Inglaterra, que é a Universidade de Cambridge. Logo atrás vem Forest Green Rovers, completando os times que subiriam direto. 

Em 4° colocado vem o Exeter City, que foi o time que realizou o primeiro jogo amistoso da nossa seleção brasileira. Completando o top 7, vem Carlisle United, Cheltenham e Port Vale. O Salford City, time conhecido por possuir como honorários as lendas do Manchester United, vem na décima posição apenas. Curiosidade que Paul Scholes, famoso volante do United e da seleção inglesa, vinha treinando o time, interinamente. Além desses times, o Bolton, que já frequentou a Premier League recentemente e que quase faliu, está apenas na vigésima posição.

O artilheiro da competição é Paul Mullin, atacante que já marcou por 12 vezes na competição, vem seguido por Joe Ironside e Jack Muldoon, com 6 gols cada um. O líder em assistências é Ali Crawford, do Bolton.

Passamos agora para a terceira divisão inglesa, a League One, onde os critérios são um pouco diferentes da League Two. Sobem dois times diretos para a Championship e os playoffs são realizados do 3° ao 6° colocado. O líder da terceirona é o Peterborough United, seguido pelo Ipswich Town, recém-rebaixado da championship, completando os times que subiriam direto até esse momento.

O 3° colocado é o Charlton Athletic, que mal tinha subido para a segundona, caiu de novo para a terceirona. Fecham o top-6, o Lincoln City, seguido pelo Hull City, outro que caiu na temporada anterior e o Sunderland, time tradicionalíssimo que já venceu a primeira divisão por 6 oportunidades, mas que vem em queda livre nos últimos tempos, não conseguindo subir de volta para a Premier League. É um time bastante conhecido também, pelo documentário produzido pela Netflix: Sunderland até morrer. Recomendo bastante, quem tiver interesse mais afundo nesse time.

O Portsmouth, que já frequentou a primeira divisão na última década, ganhando até a poderosa Copa da Inglaterra, contando com bastante jogadores conhecidos, como o goleiro James, Defoe no ataque, Kranjkar no meio campo, entre outros talentosos jogadores, está brigando pelo acesso para a segundona novamente, estando no 7° lugar, beirando os playoffs.

O artilheiro da competição é John Marquis, do Portsmouth, com 7 gols marcados, seguido por Clarke-Harris, do Peterbourough, com 6 gols. O líder em assistências é Joe Ward, também do Peterborough, líder da terceirona.

Chegamos agora na aclamada Championship, a segunda divisão inglesa, que contam com bons times e muito bons jogadores. Nessa competição, o regulamento é igual a League One, os dois primeiros sobem direto e do 3° ao 6°, existe um playoff de acesso. O líder da segundona é o Reading, time que conta com o goleiro brasileiro Rafael, ex-Santos e Araruna, jogador brasileiro muito versátil, ex-São Paulo. O time começou muito bem, mas vem de 3 derrotas seguidas e não vem mantendo o bom aproveitamento do início da competição.

No 2° lugar, fechando os times que subiriam direto, momentaneamente, está o Watford, time que caiu na temporada anterior, que conta com bons jogadores, talvez o principal deles, seja o atacante brasileiro João Pedro, ex- Fluminense, que vem fazendo uma excelente temporada. Conta ainda com outros bons jogadores, como o goleiro Foster, Cleverley e Chalobah no meio campo, além de Sarr pela ponta direita, que é um ótimo jogador.

Fechando os playoffs, vem Norwich, Bournemouth, Bristol City e Swansea City. Vale destacar a boa campanha na competição dos times que caíram na temporada anterior, da primeira para a segunda, casos de Watford, Norwich e Bournemouth, que estão nas primeiras colocações da competição e buscam subir novamente, no ano seguinte em que caíram. Outro time conhecido, que é o Middlesbrough, muito por conta da ótima passagem do brasileiro Juninho Paulista por lá e que atualmente é treinado por Neil Warnock, conhecido por ser o “rei dos acessos”, ocupa o 7° lugar e está brigando fortemente para subir.

O Blackburn, que já foi campeão da Premier League, que tinha como craque Alan Shearer, está no 12° lugar e vem subindo na competição. Já o famoso Nottingham Forest, que foi campeão da Champions League por duas vezes, na Era Brian Clough, ocupa apenas o vigésimo lugar e faz uma má temporada. Outro time conhecido, o Stoke City, time que passou bastante temporadas seguidas na primeira divisão, nessa década, atualmente ocupa o 8° lugar e vem buscando voltar para a primeira divisão.

O artilheiro da competição é Armstrong, do Blackburn e o líder de assistências é Campbell, do Stoke City.

Esse foi o resumão do que vem acontecendo nas divisões inferiores da Inglaterra nessa temporada. Vale ressaltar a quantidade de times tradicionais nessas divisões, que buscam recuperar suas forças e voltar, quem sabe, para a primeira divisão, nas próximas temporadas…

Fique atento no blog para mais informações, ao longo da temporada, das divisões inferiores!

Um abraço a todos!


Fonte e fotos utilizadas: Onefootball, Ogol, Globo, The Guardian.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chelsea: O caminho para a Glória (Parte 5)

O jogador que chega para mudar o patamar do Chelsea

Chelsea: O caminho para a Glória (Parte 6)