O jogador que chega para mudar o patamar do Chelsea

 



Agosto de 2011. Um garoto franzino chega ao Chelsea, vindo do Anderletch, para disputar a Premier League daquele ano. Na época, André Villas-Boas era o treinador dos Blues e recomendou sua contratação. 

O curioso, que mais chamava a atenção, é que Lukaku sempre se declarava torcedor do Chelsea, desde garotinho. Sua maior inspiração era, ninguém menos que, Didier Drogba. Vídeos rolavam na internet, de um “tour” que Lukaku havia feito em 2010, dizendo que um dia pisaria e jogaria em Stamford Bridge, para realizar seu sonho.

Enfim, seu sonho aconteceu, ou não?! Lukaku poucas oportunidades teve naquela primeira temporada. Estreou na Premier, vindo do banco, contra o Norwich aos 83 minutos e foi jogar sua primeira partida como titular, apenas em maio de 2012, quando o Chelsea poupava os titulares para se concentrar na final da Uefa Champions League.

O Chelsea se consagrou campeão da Uefa Champions League daquele ano, vencendo o Bayern de Munique na final. Na comemoração do título, Lukaku se recusou a segurar o troféu, dizendo que “não fui eu, mas meu time que venceu”.

Sem muitas oportunidades no Chelsea, foi emprestado para o West Brom. Lá, em 38 jogos, marcou 17 gols. Uma boa marca, para um garoto. Voltou para o Chelsea mais confiante e Mourinho, treinador do Chelsea na temporada, pensou em mantê-lo no time para disputar a pré-temporada e ter algumas oportunidades em alguns jogos.

Na Supercopa da Europa daquele ano, entre o vencedor da Uefa Europa League (o Chelsea) e o vencedor da Uefa Champions League (Bayern), essa chance veio. Em um jogo bem disputado, o jogo acabou 1 a 1 no tempo normal. Gols marcados por Torres para os Blues e Ribery para os bávaros. Na prorrogação, Hazard marcou e quando o título parecia próximo, Martinez marcou no último lance da partida, levando a disputa para os pênaltis.

Lukaku, que havia entrado na prorrogação, perdeu a última cobrança e o Bayern acabou sendo campeão naquele ano. Uma ducha de água fria. Muitas críticas foram feitas em cima dele, por parte da torcida e da imprensa. Foi então, que ele acabou sendo emprestado para o Everton.

Na sua temporada de estreia pelo novo time, em 31 jogos disputados na Premier League, marcou 15 gols. Uma boa média por jogo. Infelizmente, com uma lesão sofrida em janeiro, ficou fora de boa parte da segunda metade da temporada. O Everton, vendo que Lukaku tinha grande potencial e vinha contribuindo positivamente para o time, o comprou em definitivo, em uma transferência recorde do time inglês, pagando £ 28 milhões e recebendo a camisa 10.

Lukaku ficou no time por 3 temporadas, contribuindo muito para a evolução do time azul de Liverpool, marcando 53 gols em 110 partidas na Premier. Contando os números oficiais, pelo time do Everton, contribuiu em 166 jogos, com 87 gols e 29 assistências, por todas as competições. Um número muito bom, de um jogador cada vez mais, em ascensão.

Em 2017, com seus bons números pelos Toffees, o jogador atraiu a atenção do Manchester United, em uma janela complicada e polêmica.

O United, sabendo que seu empresário da época, Mino Raiola, gostava de complicar as negociações e curtia receber uma boa quantia por seus jogadores, foi conversar com ele primeiro, antes de negociar com o Everton. Acordado com Raiola, ofereceu uma oferta para os Toffees. Nesse meio tempo, o Chelsea entrou na jogada, oferecendo os mesmos £ 75 milhões para o Everton, cobrindo a oferta do United.

Nesse sentido, com duas ofertas nas mãos, teoricamente a decisão ficaria para o jogador, certo? Errado. Dizem que o United ofereceu “por fora” uma boa quantia para Raiola e com isso, ganhou o negócio. Em 10 de julho de 2017, Lukaku assinou com o Manchester United por 5 anos.

Uma ducha de água fria para o torcedor dos Blues, que teve de se contentar com “Moratinha”, para substituir Diego Costa.

Em seu tempo no United, ele marcou 42 gols e deu 13 assistências, em 96 jogos. Uma boa marca, mesmo decaindo um pouco dos tempos de Everton! O problema maior foi seus problemas físicos. Em 3 temporadas nos Red Devils, o jogador sofreu com algumas lesões e com isso, foi decaindo seu rendimento cada vez mais. Outro ponto, foi sua forma física. Conhecido por sua explosão, o jogador sofreu, devido as lesões, com aumento de peso e ficando fora de forma por diversas oportunidades.

Particularmente, acho que Lukaku nunca quis se transferir para o Manchester United. Mesmo tendo Pogba, como um de seus grandes amigos fora de campo, dizem que ele queria ter assinado com o Chelsea na época e foi influenciado por Mino Raiola, para acertar com o United, para seu empresário ganhar mais dinheiro. Enfim, são decisões que podem dar certo ou errado.

Em 2019, Lukaku se transferiu para a Inter de Milão em uma transferência recorde do clube, 80 milhões de euros. Na Itália, o belga se revolucionou. Em 95 partidas, marcou incríveis 64 gols e 16 assistências. Uma média altíssima. Lá, foi treinado por Antonio Conte, que o queria no Chelsea anos antes.

Além de jogar por Conte, Lukaku fez uma dupla incrível com Lautaro Martinez e juntos, conseguiram levar a Inter, depois de muitos anos, ao título do Campeonato Italiano.

O belga se revolucionou. No esquema 3-4-3, revezando para um 3-5-2 no time italiano, ele jogou em altíssimo nível. Recuperou sua boa forma do Everton e além disso, melhorou em muitos aspectos, se transformando em um atacante, que pode jogar centralizado, mas que pode vir pelas beiradas, com explosão, puxando o contra-ataque e driblando os zagueiros com velocidade, utilizando também sua força física.

Lukaku se transformou em um de seus maiores ídolos no futebol. Adriano Imperador. A semelhança dos gols, principalmente dos marcados pela Inter, é enorme. Explosão, força física, velocidade, dribles rápidos, finalização. Ele virou um jogador completo.

E aquela história de que o sonho dele seria pisar em Stamford Bridge e jogar pelo Chelsea? Então, ela se concretizou. Em agosto de 2021, 10 anos depois dele chegar ao Chelsea, como um garoto franzino, ele volta ao Chelsea, no auge de sua forma e no auge de sua carreira, para evoluir ainda mais o time dos Blues, atual campeão da Uefa Champions League.


Aí vocês podem me perguntar. Com o Chelsea campeão, com um time quase formado, onde ele pode entrar nesse time? Eis, que respondo… Coincidentemente, na Inter de Milão, Conte utilizava um esquema bem parecido do que utilizado por Thomas Tuchel no Chelsea. Com 3 zagueiros, com alas apoiando o ataque, com um volante mais de contensão e de saída de bola, e outro mais de explosão. Com dois meias abertos, podendo revezar posições e um centroavante de velocidade, que pode cair pela esquerda e puxar os contra-ataques, tanto como jogar por dentro.

Se for nesse esquema atual do título da Champions, a substituição a se fazer é tranquila. Tirar Werner, para colocar Lukaku, mas… Em muitos jogos, os dois podem jogar juntos. Fico imaginando contra times mais fortes no papel, o Chelsea pode jogar em um 3-5-2, mais contido e podendo acionar os dois em velocidade em contra-ataque. Ou, jogar em um 4-2-4 mais ofensivo, contra times inferiores, com Lukaku e Werner ou mesmo Havertz, como companheiros no ataque.

São muitas possibilidades, mas o que tenho certeza é que Lukaku chega para cobrir uma lacuna no time, que vem desde as saídas de Drogba e, posteriormente, de Diego Costa. De um atacante que chegue para brigar e ser o matador do time. Além desse status de matador do time, Lukaku chega com uma função importante no time. Com experiência de sobra na carreira e conhecendo o Chelsea muito bem, ele chega para ser um dos líderes desse elenco.

O Chelsea acertou em cheio e acredito que com Lukaku, nossas chances de fazer mais uma grande temporada é enorme. Se cuide Manchester City e PSG, pois o Chelsea vem forte novamente!

Fonte: Dados extraídos do TransferMartkt, Fotos ChelseaFc.


Comentários

  1. Belo texto Mateus. Quanto ao Lukaku já está pagando a contratação mas o Werner continua devendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!! Lukaku chegou para mudar o patamar do Chelsea! Werner tá ficando de fora do time... vai ter que ralar muito para melhorar essa temporada...

      Excluir
  2. Começou bem no Chelsea, mas no United também foi assim, depois ficou devendo, vamos ver se se firma dessa vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que ele se firme de vez mesmo... Acho que vai melhorar muito o Chelsea, que sofreu muito com o Werner perdendo muitos gols temporada passada kkkkkk

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chelsea: O caminho para a Glória (Parte 5)

Chelsea: O caminho para a Glória (Parte 6)