Corinthians vence o Vasco e se distancia da zona de rebaixamento

 

                                                                                        Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Depois da goleada sofrida para o Flamengo no domingo, o Corinthians voltou a campo nessa quarta-feira, contra o Vasco da Gama, buscando a vitória para se distanciar da zona de rebaixamento.

O Corinthians, do técnico Vágner Mancini, foi a campo com a seguinte escalação: Cássio no gol; Fágner, Marllon, Gil, Fábio Santos; Xavier, Ramiro, Éderson; Mateus Vital, Mantuan e Cazares. O treinador corintiano escalou o timão sem centroavante para buscar surpreender o adversário. No esquema 4-3-3 com falso 9, revezando bastante para o 4-4-2, ele tentou deixar o time sem um centroavante fixo, para enganar a marcação e fazendo com que os jogadores mesclassem quem estivesse na área do adversário. Além disso, fortaleceu o meio de campo do time, para melhorar na marcação.

O jogo marcou a reestreia de Fábio Santos na lateral esquerda do time. O lateral que foi campeão brasileiro por duas vezes, campeão da libertadores e do mundial, com a camisa do poderoso timão. Piton e Léo Natel, machucados, não viajaram com o time. Além disso, Cazares começou de titular pela primeira vez com a camisa do Corinthians.

Já o Vasco, do novo treinador português Ricardo Sá Pinto, foi com: Fernando Miguel; Cayo Tenório, Miranda, Castan (ex-Corinthians), Henrique; Andrey, Marcos Junior, Carlinhos; Vinícius, Talles Magno e Ribamar no comando do ataque. O esquema tático utilizado pelo treinador cruzmaltino foi o 4-3-3, apostando na velocidade de seus alas, no talento individual do menino Talles Magno e no faro matador de Rabimar, para surpreender o timão e sair vitorioso.

O jogo prometia ser bem disputado pela proximidade dos dois times na tabela. Enquanto o Corinthians ocupava o 16° lugar, o Vasco ocupava o 15° lugar, no Campeonato Brasileiro. Os dois times não vivem bom momento. O Corinthians vencendo apenas 2 dos últimos 10 jogos. Já o Vasco, que começou bem o Brasileirão, vinha de apenas 1 vitória nos últimos 10 jogos, com 4 derrotas consecutivas. Além disso, o jogo marcava um jejum histórico. 10 anos, sendo 18 partidas disputadas entre esses dois times, que o Corinthians continha uma invencibilidade sem perder para o Vasco.

Foi o terceiro jogo de Vágner Mancini no comando do Corinthians (1V 1D), que ainda busca o melhor rendimento do time alvinegro e sair da situação ruim que o time se encontra. Já Ricardo Sá, fez sua estreia no comando cruzmaltino, buscando reagir no campeonato. Os dois times foram a campo para se afastar cada vez mais da zona de rebaixamento.

No primeiro tempo da partida, o jogo foi bem disputado, com os dois times buscando o ataque para marcar o gol, mas quem conseguiu marcar foi apenas o Coringão.

Logo aos 5 minutos de jogo, ocorreu a primeira chegada no timão. Mantuan recebeu de Cazares na esquerda, cruzou na área, mas Ramiro chegou atrasado e mandou para fora. O Vasco respondeu aos 16 minutos. Em cruzamento na área, Talles Magno cabeceou, mas Cássio estava lá, para fazer uma defesa tranquila.

O Corinthians chegou novamente aos 23 minutos, com uma chegada mortal. Em um belo contra-ataque puxado. Vital fez o porta-luz e tocou para Cazares, que de primeira achou um belo passe para Mantuan, que finalizou colocado na saída do goleiro, fazendo com a que a bola entrasse no fundo da rede, abrindo o placar para o Coringão. Um belo gol do time alvinegro.

O Corinthians chegou com perigo novamente aos 28 minutos. Cazares cobrou o escanteio, a bola ficou viva na área do Vasco, Marllon finalizou, dividindo com o adversário e a bola bateu na trave e não entrou. Quase gol do timão. Depois desse lance, o jogo ficou bem disputado no meio de campo, com muitas divididas e o Coringão conseguiu ir para o intervalo com a vantagem no marcador.

Na segunda etapa, o jogo foi bem disputado e sofrido, como o torcedor corintiano está acostumado, mas o timão conseguiu sair vitorioso em um jogo onde a vitória era importantíssima.

Logo aos 7 minutos, o Vasco chegou pela primeira vez. Carlinhos e Talles fizeram a tabelinha e Cássio saiu bem do gol, para fazer a defesa. Aos 9, o time cruzmaltino chegou novamente. Em cruzamento na área, Ribamar desviou de cabeça e a bola explodiu na trave (pra sorte do timão).

Aos 12 minutos, Vinicius fez uma bola jogada pela direita, passou por Fábio Santos e chutou forte, com muito perigo para o gol de Cássio. O Corinthians chegou com perigo por duas vezes, logo em sequência. Em cruzamento na área, Xavier tocou para o gol, mas o VAR anulou, pelo toque de mão de Gil no início da jogada. Depois, em contra-ataque rápido, Mantuan tocou para Ramiro fazer o gol, mas foi anulado novamente pelo VAR.

Aos 25, Fágner chegou forte pela direta e cruzou forte, mas Éderson cabeceou muito forte e a bola saiu por cima do gol. Aos 27, gol do Vasco. Em cruzamento na área, Talles Magno dominou de peito na área, tentou o chute e foi travado e a bola sobrou para Ribamar, que com seu faro matador, finalizou de letra e mandou a bola pro fundo das redes, empatando o jogo.

Logo depois de tomar o gol, o timão acordou. Xavier deu uma bela enfiada para Mateus Vital, que saiu cara a cara com Fernando Miguel. Ele chutou colocado e o goleiro do Vasco fez uma belíssima defesa. O jogo ficou disputado depois desse lance, com os dois times buscando o ataque, mas pecando na finalização.

Quando parecia que o jogo terminaria empatado, surge Everaldo. O jogador que marcou o gol da vitória semana passada contra o Athlético-PR, marcou de novo. Que estrela. Ele cruzou na área, a bola desviou no zagueiro e encobriu o goleiro vascaíno. Gol do timão. O time conseguiu uma vitória importantíssima, bem comemorada pelo time e pelos torcedores, se distanciando da zona de rebaixamento e respirando no campeonato brasileiro.

Foi uma bela vitória do Corinthians, em um belo jogo de Cazares e Mantuan (que marcou seu 1° gol como profissional). Com estrela de Everaldo, marcando o gol da vitória novamente. Um bom jogo de Fábio Santos, que reestreou bem. Gil e Xavier, dois monstros com raça na meiuca e na zaga. O Corinthians conseguiu ganhar e respirou… Agora o momento é de descansar. Timão vai ter uma semana de descanso e volta a jogar apenas quarta-feira que vem, contra o América-MG, pela Copa do Brasil.

Acompanhem o blog para mais informações do Coringão!

Um abraço a todos!

Comentários

  1. Está respirando, o importante nessa fase é recuperar a confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguir os 3 pontos nesse momento é o mais importante, para ganhar a confiança de volta! Mancini começou bem...

      Excluir
  2. Gostei que o Mancini tá pondo os garotos, Xavier joga muito e esse Mantuan tem potencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xavier joga muito. Interessante que ele volta pra área, formando uma linha de 3 zagueiros nas bolas aéreas. Esse Mantuan é melhor que o irmão dele hahah joga bem.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Chelsea: O caminho para a Glória (Parte 5)

O jogador que chega para mudar o patamar do Chelsea

Chelsea: O caminho para a Glória (Parte 6)